Rogério Suarez

O Autor e sua Obra

 

Rogério Suarez Barbosa Lima,
brasileiro, casado, nasceu (09/09/40) e sempre morou no Leblon, tendo exercido a advocacia de empresas por 28 anos (os 23 últimos, na Petrobrás) até 1992, quando se aposentou com problemas de saúde, ocasião em que começou a reunir anotações e a redigir textos literários que propiciaram a elaboração e a publicação das obras abaixo, todas registradas e catalogadas no Departamento Nacional do Livro (DNL - ISBN).

 

A obra

Reprodução de texto contido na página 931 da segunda edição da ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante de Souza (São Paulo, 2001):

"LIMA, Rogério Barbosa (R. Suarez B. L., Rio de Janeiro, RJ, 9 set. 1940 —), cronista, contista, ensaísta, dipl. Direito, advogado. BIBL.: O velho e o bar, 1996 (crôn.); Minha gente saiu à rua, 1998 (contos); O Antigo Leblon – uma aldeia encantada, 1999 (crôn.); Sem caminhos de volta, 2000 (crôn.)".

Cabe acrescentar O olhar matreiro do serafim, livro de contos publicado em 2001, obra selecionada por uma comissão de três membros da Academia Brasileira de Letras como vencedora do concurso 'Novos Talentos' (categoria contos), certame patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, e — já com o selo da Editora Antigo LeblonPaulo Fortes, um brasileiro na ópera — A história do mais importante cantor lírico do País (barítono consagrado internacionalmente que, interpretando 87 papéis diferentes, atingiu o recorde de 330 récitas só no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Um artista versátil que enobreceu a cena cultural brasileira.), 5ª edição de O Antigo Leblon, 2ª edição de O olhar matreiro do serafim, Os dois prados e Novíssima Gramática do Velho Português pelo método estúrdio, mas proficiente de RBL, obra didático-humorística ao estilo dos velhos almanaques: "diverte, educa e instrui" e Caminho de Cabras, romance, em 2011 .

 

Para ler algumas opiniões sobre o autor e sua obra, clique aqui.