A Editora

A EDITORA ANTIGO LEBLON, de óbvia inspiração, foi constituída em maio de 2004 por pai e filho unidos, também, pela paixão de ler.

Ainda que recente, seus fundadores militam na atividade literária há bastante tempo, do que dão conta a produção mencionada no campo próprio e as qualificações constantes dos currículos inclusos.

Vale enfatizar que os sócios são um escritor e um professor universitário com doutorado em Literatura brasileira, o que determina a inclinação ideológica pela valorização cultural das publicações, em que se busca palmilhar um terreno distante da competitividade de um mercado editorial que prioriza o sucesso financeiro da produção.

A ANTIGO LEBLON quer, mais, viabilizar a divulgação de valores novos, cujo trabalho - a critério de uma comissão formada por autores reconhecidos em seu meio e por professores universitários - se destaque pela vocação e pelos méritos literários

Sua linha editorial propugna pelo desenvolvimento da linguagem, ferramenta primeira do aprimoramento da civilização e pelo enriquecimento da consciência crítica. Visa abrir campo para a ponderação isenta de dogmatismo, privilegiando o saudável e judicioso princípio do contraditório, buscando transformar o leitor-consumidor, alvo da artilharia editorial-publicitária, num "leitor de berço", com o gosto de instruir-se.

Ademais disso tudo, desde a fundação, a Editora procurou abrigar em seus quadros colaboradores comprometidos e envolvidos com a cultura, aí incluídos diagramador e revisor com graduação em universidade de prestígio, no caso a PUC-Rio.

A EDITORA ANTIGO LEBLON tem um histórico curto e um ideário que alguns desavisados poderiam chamar de romântico e utopista, mas é inegável que tem atração pela cultura, pela qualidade literária e pelo nível de excelência, o que torna suas obras boas na medida em que nascem por necessidade e não por promessa de recompensa, pela qualidade em detrimento da quantidade.